Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”

A exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”, organizada pelo Museu de Ciências e pelo Museu de Zoologia da USP, passou por 7 cidades e recebeu dezenas de milhares de visitantes entre os anos de 2012 e 2015. O projeto envolveu a criação de material gráfico incluindo cartaz, folder, convite, ficha técnica e mapa de itinerância. Realizamos também a divulgação da exposição por meio de marketing digital nas redes sociais.


  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”
  • Exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”

Mais detalhes

 A exposição itinerante “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”, organizada pelo Museu de Ciências e pelo Museu de Zoologia da USP, apresenta a réplica do crânio fossilizado completo de uma espécie de dinossauro. O crânio de 120 milhões de anos de uma espécie de titanossauro foi descoberto em 2008, no município de Coração de Jesus, Minas Gerais. Chamado de Tapuiassauro (em referência ao termo “tapuia”, como eram conhecidos os indígenas do interior do país), o fóssil é considerado o crânio mais completo já encontrado no mundo.
A exposição, dividida em três alas, tem curadoria dos pesquisadores Hussam Zaher, Alberto Carvalho e Maria Isabel Lamdim. No local ainda é possível ver uma réplica do dinossauro e curiosidades sobre os antigos habitantes da Terra. A exposição “Cabeça Dinossauro” teve sua inauguração no ano de 2012, na cidade de Coração de Jesus, Minas Gerais, e entre 2013 e 2015 passou pelas cidades de Ribeirão Preto, Bauru, São Carlos, Pirassununga, Lorena e São Paulo.

Sobre o Museu de Ciências da USP
Ao longo de seus 75 anos, a Universidade de São Paulo herdou, adquiriu e gerou bens patrimoniais. Inúmeras coleções e acervos representantes das mais diversas áreas do conhecimento foram formados, como aqueles que integram as Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, as Artes e a Tecnologia. Museus e acervos contendo documentos, equipamentos e até mesmo animais e plantas preservados foram incorporados e criados.
Com o intuito de valorizar e difundir esse enorme patrimônio cultural e científico, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu em 2002 o Museu de Ciências da USP, cuja missão é articular e revelar essa riqueza para a comunidade. O Museu de Ciências da USP, no cumprimento de seus objetivos, promove exposições temáticas e tem apoiado o desenvolvimento de acervos virtuais que permitirão maior acessibilidade por parte do público em geral.

Sobre o Museu de Zoologia da USP
O Museu de Zoologia tem sua origem na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870. Esse acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio-monumento inaugurado em 1895 no bairro do Ipiranga em São Paulo.
Nos 40 anos seguintes, muitos trabalhos foram desenvolvidos com o auxílio das crescentes coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas abrigadas no Museu Paulista. Em 11 de janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, que sucedia a Seção de Zoologia do Museu Paulista. Junto com a criação do Departamento de Zoologia, foi projetado um novo prédio para a coleção zoológica. Com o término da construção, em 1940-1941, o acervo zoológico foi transferido para o edifício que hoje ocupa. Finalmente, em 1969, o museu passou a fazer parte da Universidade de São Paulo e recebeu seu nome atual.



Serviços prestados

  • Criação de material gráfico
  • Marketing digital

Data: Março/2013 até Janeiro/2015

Mais Informações

Solicite um orçamento online

Utilize nosso formulário online para solicitar um orçamento dos nossos serviços.